Combate à intolerância
Evento contra o preconceito no Centro Espírita União
Voltado aos jovens, "Você É Capaz de Amar" reúne espíritas de quatro municípios da Zona Sul neste sábado
Neste sábado (19) ocorre o evento “Você É Capaz de Amar?”, promovido pela Liga Espírita Pelotense e o Centro Espírita União. O objetivo é um só: combater os diferentes tipos de preconceitos da sociedade, à luz da doutrina espírita. A partir das 9 horas da manhã, oficinas, apresentações e palestras serão realizadas na sede do Centro Espírita União, localizado na Rua XV de Novembro, 461 – entre as ruas General Teles e Dom Pedro II. O evento é voltado ao público jovem e teve a inscrição de 190 pessoas entre 12 e 18 anos e 47 evangelizadores, os facilitadores que acompanham os jovens no auxílio à doutrina espírita.
Segundo os organizadores, todo ano ocorre encontro entre grupos jovens do espiritismo na Zona Sul. Nesta edição, a novidade é a temática: o combate ao preconceito. Vice-diretora da Liga Espírita Pelotense e diretora da Area da Infância e Juventude da liga, Eliana Bittencourt destaca a importância do combate ao preconceito.”Nós queremos trazer a reflexão sobre essa doença do preconceito à luz da doutrina espírita. A doutrina nos diz que não deveria existir preconceito de nenhuma espécie. Vamos levar os jovens à essa discussão pra que todos nós possamos rever nossos conceitos e atitudes em relação ao assunto”.
O evento começa às 9 horas, quando 5 oficinas sobre preconceito serão realizadas – quatro aos jovens e uma aos evangelizadores. Das 13h30 às 14h30, aproximadamente, haverá apresentações de vivências, com pessoas que já sofreram preconceitos,. Estarão presentes uma mulher com deficiência visual, uma mãe de um portador de síndrome de down, um homossexual e uma pessoa com tatuagens e piercings. O encerramento é com dois palestrantes espíritas, que responderão algumas perguntas feitas pelos jovens. O evento está previsto para acabar às 16h.
Para discutir sobre preconceito racial, de gênero, bullying escolar, entre outros muitos, centros jovens espíritas de quatro municípios estarão presentes: de Pelotas, Canguçu, Piratini e Jaguarão. Outro assunto que terá relevância é o da intolerância religiosa: a organização do evento destaca que, de certa forma, o evento é um convite para que todas as religiões se abracem, sem deixar que as diferenças se transformem em disputas.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário